domingo, 13 de janeiro de 2013

LUTO

Ontem, dia 12 de janeiro, dois anos após a maior tragédia natural do país e da Região Serrana do estado do RJ, houve manifestações em vários locais atingidos. Aqui em Teresópolis, ocorreu um ato público de solidariedade na praça Santa Teresa, no centro, com a manifestação de várias pessoas que, sendo vítimas diretas ou indiretas, expressaram sua indignação, fizeram cobranças pela justiça e ação dos governantes da cidade - construção de casas para as famílias vitimadas, reconstrução de pontes e vias, apoio psicológico às vítimas, atenção às famílias e indenizações.
Participaram muitas pessoas, embora menos que o esperado, que era de mil participantes. Muitos tiveram chance de subir ao palanque para falar tudo o que estava sufocado pelo choro causado por tanta desgraça. A praça estava cheia de faixas, fitas e bandeiras brancas, a ampliação de um modelo da planta das casas que já deveriam ter sido construídas e quiosques com atividades alternativas.
Foi passada uma lista de apoio para as pessoas assinarem seus nomes, CPF e telefone. Ao final foi lida uma carta-manifesto e a lista dos nomes das vítimas que morreram há dois anos. Para concluir, foi dado o abraço em torno da praça Santa Teresa por todos os participantes, em uma clara manifestação pela Paz. Foi feito um minuto de silêncio, que como disse Frei Marcelo Toyansk, assistente espiritual de nossa fraternidade e um dos articuladores do movimento, junto à AVIT - Associação das Vítimas das Chuvas - é um momento de tristeza, mas também simboliza a espera pelas mudanças que acreditamos, virão a partir do trabalho dos represantes do povo.
Nós da OFS estivemos presentes e os  Freis Noviços Capuchinhos, todos nesta corrente pela paz e esperança em nossa cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário