quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi

Francisco, Homem Eucarístico
Francisco foi um homem que amou Jesus em todos os seus aspectos. Ele extasiou-se diante do mistério da encarnação e inventou o presépio, apaixonou-se pelo mistério da cruz e criou o Ofício da Paixão e depois a Via-Sacra, mas foi na Eucaristia que ele derramou todo o seu amor a Jesus Cristo.
Na Eucarisria, Jesus vai além da encarnação, paixão e morte, pois ele se diminui, tomando a humilde forma de pão, para nosso bem. Se Jesus faz isso para o bem das pessoas, é bom que nós também sejamos pão e alimento para os outros, nossos irmãos em Cristo.
Desta forma, nós somos Eucaristia: graça e bênção para o próximo. Esta compreensão é o cerne do Carisma Franciscano: torna-nos desapegados, nos coloca a serviço, a sermos menores, nos faz sair de nós mesmos, gera a fraternidade que é o sentido de ser franciscano. 
Frei Alberto Beckhäuser, OFM


Sobre a Eucaristia
É o espírito do Senhor que habita nos seus fieis que recebe o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor... Eis que Ele se humilha todos os dias; tal como na hora em que, "descendo do seu trono real" para o seio da Virgem, vem diariamente a nós sob aparência humilde; todos os dias desce do seio do Pai sobre o altar, nas mãos do sacerdote. E como apareceu aos santos apóstolos em verdadeira carne, também a nós se nos mostra hoje no pão sagrado.
Exortação I - São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário