segunda-feira, 14 de maio de 2012

O TAU - Cultura Franciscana(símbolos)

Muitas pessoas nos perguntam porque o TAU é o símbolo franciscano e o que ele significa. Muitos nem sequer o conhecem.

O TAU não foi criado por São Francisco, pois já tinha sido visto no Egito e na arte da civilização Maia, mas ele o adotou como um símbolo de sua busca do divino e da salvação.

Existe somente um texto bíblico que menciona o TAU, a última letra do alfabeto hebraico. Ezequiel 9, 1-7: " passa pela cidade, por Jerusalém e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as práticas abomináveis que cometem". O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz, na Bíblia é usado como ato de assinalar, o que é  muito comum na história da salvação. O TAU é um selo de Deus, significa estar sob o domínio do Senhor, ser reconhecido por Ele e reconhecer Sua proteção.


O TAU era o sinal preferido do santo: ele o traçava nas cartas e marcava as paredes das celas, o traçava no início de suas ações. É usado em um cordão que significa o elo com Deus e seus três nós significam os Conselhos Evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade, que os franciscanos seculares também são instrúídos a seguir.

O TAU é um sacramental que nos ajuda a transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz.

(Frei Vitorio Mazzuco, OFM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário